domingo, 23 de maio de 2010

Quando é que a música fica pronta?

É uma pergunta curiosa, não?
No processo de composição, quando uma música fica pronta?
Bem, na minha vida inteira eu já consegui a façanha de fazer duas músicas. Simplezinhas, tadinhas, mas saíram... assim, assim.
Quando consegui encaixar a letra na melodia tive aquela sensação de trabalho concluído. No dia seguinte, porém, voltava a sensação de que tinha de mexer em mais alguma coisa... um acorde, um detalhe melódico, umas palavras...
Em resumo, creio que compor música não seja tão diferente de escrever um texto (e já aí tenho bem mais experiência).
A gente sente quando ela ganha uma estrutura de algo finalizado, mas se volta a lamber a cria, sempre vai achar que tem algo faltando.
Escrever um texto é assim. Ele nunca fica pronto. Sempre que voltarmos a ele teremos o que cortar, acrescentar, mudar.
Somos nós que precisamos decidir o momento de dizer: Chega, terminei!
Somos nós que precisamos cortar o cordão umbilical para que a cria deixe de ser parte de nós e passe a ser do mundo.

Acho que isso é o mais difícil, não?
Enquanto não está pronta, é nossa. Enquanto está inacabada, é passível de melhorias. Enquanto não concluímos, podemos alimentar em nós mesmos a ilusão de que chegaremos, quem sabe um dia, à perfeição.
Pronta, ela passa a não ser mais só minha. Ela é publicável. Visível, permitindo que outros deem a ela sua interpretação, cargas de sentido que nós nunca imaginaríamos... perdemos o total controle sobre a coisa criada. Ahhhh, isso dói!
Estará lá, exposta a todos... para ser lembrada, enaltecida, criticada ou esquecida, mas será do mundo, não mais nossa.

Quantas crias você tem aprisionadas na gaveta ou num arquivo esquecido do computador?
Quantos fantasmas escondidos, implorando pela libertação?
Quantos pontos finais em suspenso, esperando o alívio do papel?
Se a criatura cria dor, o criador a cria atura.
Liberte-a, liberte-se!

2 comentários:

  1. eu nunca acabo, desisto... me dou por vencido...

    A respeito do acabado, a frase celebre do Magnífico CEZANNE -

    "o acabado é o prazer do imbecil"

    ResponderExcluir
  2. Se "acabar" significa decidir um momento de corte do cordão umbilical entre criador e criatura e expor a cria ao mundo... então, ao contrário de Cezanne, eu diria que "o inacabado é o prazer do imbecil".

    =)
    Mikaela.

    ResponderExcluir